A calcografia abrange um conjunto de processos de gravação sobre metal, em que a superfície virgem, isto é, a zona da chapa que não foi trabalhada, resulta branca quando impressa sobre papel e os traços e sulcos realizados no metal dão origem à imagem quando impressos, depois de tintados.
A Calcografia subdivide-se em Técnicas Directas e Técnicas Indirectas.
Técnicas Directas
Buril
Esta técnica surge no séc.XV com as obras de Martín Schongauer, Lucas van Leyden e Durer na Alemanha. Paralelamente à Alemanha, na Itália utilizam esta técnica Antonio Pollaiuolo e Andrea Mantegna. No séc.XVIII, William Blake e no séc.XX, Hayter.
Ponta seca
Esta técnica surge no séc.XVI com a obra de Durer. No séc. XVII com Rembrandt, esta técnica serve também para complementar o trabalho em água-forte. No séc.XIX e XX, Whistler, Munch, Rodin, Chagal, Miró e Picasso utilizam esta técnica.
Maneira negra ou Mezzotinta
A invenção da Maneira negra deve-se a Ludwig von Siegen em 1642, séc.XVII No final do séc.XVII até o séc.XIX foram criadas reproduções de pinturas utilizando esta técnica. No séc. XX esta técnica resuscitou com Yozo Hamaguchi, Mario Avati e Kiyoshi Hasegawa.
Técnicas Indirectas
Água-forte
Os antecedentes desta técnica devem-se aos ourives e artífices de armaduras no séc.XV, com a finalidade de simplificar o seu trabalho.
As primeiras Águas-fortes realizaram-se sobre placas de ferro, na Alemanha e Itália, como alternativa ao buril sendo um processo mais rápido. (Durer, Lucas Van Leyden, Mantegna, Schougauer,...). No séc.XVI com a utilização do cobre como matriz, veio proporcionar uma maior variedade e riqueza de linhas devido ao facto de este metal permitir um maior número de mordeduras no ácido. (Altdorfer, Hirchuogel, il Parmigianino, Callot,...) Nos meados do séc.XVIII a Água-forte floresceu na Holanda, com Rembrandt, a riqueza do seu traço e o domínio do claro-escuro deixou para trás de forma definitiva a dependência do buril. No mesmo século, destaca-se em Itália, Piranesi, il Canaletto e Le Carceri. Em Inglaterra, Hogarth. Em Espanha, Goya que começa a utilizar a Água-forte com a técnica da mancha (a Água tinta). No séc.XIX e séc.XX temos Whistler, Kollwitz, Munch, Rouault, Matisse, Morandi, Ernst, Miró e Picasso.
Água tinta
A autoria do invento desta técnica pertence ao francês J.B. Le Prince em 1760, Séc.XVIII tendo sido Goya a dar o verdadeiro renome a este processo descobrindo as suas possibilidades expressivas.