São aquelas em que a gravação é feita directamente sobre a chapa de metal com a ajuda de ferramentas diversas que produzem sulcos, talhes ou rebarbas, determinando a imagem gravada, sem necessidade de levar a chapa ao ácido:
Buril
É uma técnica de gravação de linha ou de traço que requer grande destreza no uso do seu instrumento específico, o buril. Este provoca uma linha de grande nitidez, com um começo e final fino, sendo a parte central mais grossa devido, não só à pressão sobre o metal mas também ao seu próprio formato.
Buril
É uma técnica de gravação de linha ou de traço que requer grande destreza no uso do seu instrumento específico, o buril. Este provoca uma linha de grande nitidez, com um começo e final fino, sendo a parte central mais grossa devido, não só à pressão sobre o metal mas também ao seu próprio formato.
Ponta Seca
A ponta seca dá igualmente origem à gravação de traços. O instrumento aqui utilizado chama-se, tal como a técnica - ponta seca - e deve ser de aço duro com a ponta cónica. A especial particularidade desta técnica é a criação de rebarbas no metal à medida que se vão gravando os traços, o que torna essas linhas muito expressivas e a técnica facilmente identificável.
Maneira negra ou Mezzotinta
Esta é uma técnica de gravação da mancha. O Berceau, instrumento utilizado para a realização desta técnica possui uma parte metálica curvada e dentada que por meio de um movimento de vaivém provoca a gravação de estrias na chapa de metal. Este movimento é repetido em vários sentidos na totalidade da chapa. Quando tintada, depois de trabalhada com berceau, a impressão resulta numa mancha densa. O brunidor e o rascador são outros instrumentos imprescindíveis, depois utilizados para alisar essas estrias dando origem à criação de várias tonalidades de brancos na imagem final.
Esta é uma técnica de gravação da mancha. O Berceau, instrumento utilizado para a realização desta técnica possui uma parte metálica curvada e dentada que por meio de um movimento de vaivém provoca a gravação de estrias na chapa de metal. Este movimento é repetido em vários sentidos na totalidade da chapa. Quando tintada, depois de trabalhada com berceau, a impressão resulta numa mancha densa. O brunidor e o rascador são outros instrumentos imprescindíveis, depois utilizados para alisar essas estrias dando origem à criação de várias tonalidades de brancos na imagem final.